19/08/2020

É normal roncar? Saiba o que é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

Provavelmente, você conhece alguém que ronca. Por ser um sintoma muito freqüente no dia a dia, roncar é considerado pelas pessoas como algo “normal”, resultado de um dia de trabalho exaustivo, após ingestão de bebidas alcoólicas, ou por dormir com a barriga para cima.

Roncar não é normal! Roncos estão relacionados com doenças e distúrbios respiratórios do sono.
O ronco, é caracterizado pela vibração das vias aéreas (principalmente da faringe), pode estar relacionado a problemas de saúde sérios, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

O QUE É A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO?

Conhecida como apenas apneia do sono, diz respeito a uma condição em que, devido ao relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua, ocorre bloqueio das vias aéreas limitando a chegada de ar aos pulmões, faz com que a pessoa sofra com breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme.

Tal condição faz com que o cérebro e o corpo do indivíduo sejam privados de oxigênio e, assim, desperte várias vezes durante à noite, para tentar voltar à normalidade.

Esses despertares, geralmente, duram poucos segundos e chegam a ser imperceptíveis, porém, por acontecerem repetidas vezes, chegando a centenas de vezes em uma só noite, em casos de pessoas com apneia severa, alteram significativamente o período de descanso.

SINTOMAS DA APNEIA DO SONO

Além do ronco e de ruídos sufocantes durante o sono, a apneia do sono também causa engasgos, sensação de sufocamento e, como citamos, repetidos despertares durante toda a noite.

Mesmo que imperceptíveis, os despertares levam à fragmentação do sono que, por sua vez, gera:

- Sonolência e fadiga excessivas;
- Forte cansaço pela manhã;
- Sensação de sono não reparador;
- Dificuldade de concentração;
- Episódios de sono incontrolável.

A maioria desses sintomas é comum das noites mal dormidas e, por isso, muita gente demora a relacioná-los com a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e, consequentemente, demora, também, a procurar tratamento.

Portanto, é preciso prestar atenção aos sinais que não se relacionem diretamente com estresse ou falta de descanso.

Apneia do sono também pode apresentar sintomas como:

- Boca seca ao acordar, devido à dificuldade de respiração;
- Dores de cabeça matinais;
- Sudorese noturna;
- Aumento da necessidade de urinar durante a noite;
- Perda da libido.

Por fim, pacientes com apneia severa podem desenvolver outros problemas de saúde, como:

- Aterosclerose;
- Hipertensão arterial;
- Arritmias;
- Acidente Vascular Cerebral.

Por isso, é de extrema importância procurar ajuda de um profissional qualificado.

CAUSAS

Dentre as principais causas da apneia do sono, está o excesso de peso (obesidade).

Podemos citar outros fatores para apneia tais como:

- Alterações anatômicas, como aumento da circunferência do pescoço
- Retrognatismo, desvio do septo nasal, hipertrofia da amígdala ou adenóide;
- Obstrução nasal, causada por inflamações ou doenças crônicas;
- Consumo de álcool e cigarro;

DIAGNÓSTICO

Para o correto diagnóstico, além da história clínica detalhada do paciente colhida pelo médico, pode ser solicitado o exame de polissonografia.

Neste exame o paciente terá a análise da sua noite de sono, onde são colhidos dados referentes a freqüência cardíaca, pressão arterial, eletroencefalograma, oximetria, sensores de fluxo nasal, decúbito.

TRATAMENTO

Em casos mais leves da síndrome, o tratamento pode ser feito por meio de algumas mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, prática de exercícios, abandono do cigarro e ingestão excessiva de álcool, além do controle de determinadas doença, medidas de higiene do sono.

Já os casos de apneia moderada ou grave, exigem tratamentos, como o uso de aparelhos intraorais, aparelhos de pressão contínua (CPAP) ou até mesmo a realização de cirurgias para corrigir alterações anatômicas, por exemplo.

O uso do aparelho de pressão positiva é o tratamento mais comum da apneia do sono. Ele funciona mantendo a via aérea desobstruída, por meio de uma máscara que permite a passagem do ar sob determinada pressão.

Antes de iniciar o tratamento, são necessários exames para definir o tamanho da máscara e a pressão a ser exercida.

Se você sente um ou mais dos sintomas relacionados à apneia do sono, procure ajuda médica. Em nossa clínica, você encontra profissionais qualificados e equipamento de ponta para cuidar da sua saúde - chame-nos pelo whatsapp ou telefone!