(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

09/09/2020

Cuidados com o nariz e garganta durante o inverno e estações secas

 

 

Conforme passamos pelas estações, alguns sintomas indesejáveis começam a aparecer em nosso corpo, especialmente na garganta e nariz. 

Apesar de ser uma das estações mais bonitas do ano, o inverno, bem como as estações secas, pode não ser um bom aliado para a saúde de algumas pessoas e, nessas quedas bruscas de temperatura, os cuidados precisam ser redobrados. 

Quer saber como? Então, leia o post e saiba os principais cuidados com o nariz e garganta durante o inverno e as estações secas. 


DOENÇAS MAIS COMUNS NO INVERNO

Como já sabemos, as temperaturas baixas e o ar seco contribuem para o aumento de poluentes, que podem causar ou agravar doenças como:

- Resfriados e gripes;
- Bronquite e asma;
- Problemas como infecções nas amígdalas e na faringe (amigdalites, faringites, sinusites)
- Rinite; 
- Sangramento nasal ( epistaxe);

Geralmente crianças e idosos são os mais afetados, mas todos nós percebemos estas alterações climáticas. Por isso, é necessário tomar os devidos cuidados e evitar que as “doenças de inverno” atrapalhem nossa rotina, e nos cause desconforto.

Principais cuidados com o nariz e garganta durante o inverno e estações secas

Agora vamos listar os cuidados necessários para se prevenir de doenças nos períodos de baixa umidade. Confira, abaixo, quais são:


1. LAVE BEM AS MÃOS

Antes de tudo, sabemos que um dos principais fatores que contribuem para o contágio de resfriados, gripes e outras infecções é, geralmente, o toque. Mesmo que não haja sintomas visíveis no corpo, é possível ser um portador do vírus e transmiti-lo para outras pessoas. 

Dessa forma, sempre lave as mãos durante o dia, especialmente ao chegar em casa. 


2. HIDRATE O SEU CORPO

Ter o hábito de tomar bastante água em tempos de baixa umidade é altamente recomendável. Em geral, orienta-se o consumo de 2 a 3 litros de água por dia. É importante lembrar-se de se hidratar constantemente, já que no inverno, as pessoas tendem a beber menos água, comparando-se ao verão, por exemplo.

Recomenda-se também a utilização de soro fisiológico nasal para a hidratação da mucosa do nariz, que na estação do inverno fica muita mais seco, com formação de crostas e podendo levar a ocorrência de sangramentos.


3. CUIDADOS COM O QUARTO

Para os alérgicos de plantão, essa dica é extremamente importante. Com o aumento do número de poluentes no ar, por conta de estações secas, roupas de cama, tapetes, cortinas tendem a acumular mais pó do que o normal. 

Dessa forma, busque trocar suas roupas de cama toda semana. Uso de capa protetora no travesseiro e colchão também é indicado aos alérgicos. Se possível, evitar cortinas e tapetes neste ambiente. Lave as roupas que ficaram no guarda roupa.

A limpeza preferencialmente deve ser feita com panos úmidos evitando a dispersão do pó no ambiente.


4. CONSULTE UM ESPECIALISTA

Para que você passe por períodos secos com mais segurança e menos riscos de contrair doenças e alergias, consulte um profissional de sua confiança e realize um acompanhamento. Como cada indivíduo possui condições fisiológicas e reações diferentes, o médico irá tratar de forma específica o seu caso e conduzir o tratamento de forma eficiente.
 

5. FAÇA A MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO

Não é incomum encontrar pessoas que utilizam o ar condicionado em épocas frias. Entretanto, como esse aparelho contribui ainda mais para um ambiente mais seco, pode estar com o filtro sujo, agravando ainda mais problemas com garganta e nariz. 

Faça uma limpeza de forma periódica em seu ar condicionado, a fim de evitar problemas futuros, especialmente no inverno. 


6. USO DE UMIDIFICADORES

Esta é uma ferramenta muito interessante neste período, o umidificador aumenta a quantidade de vapor de água no ambiente diminuindo os sintomas causados pela baixa umidade. Lembre-se depois de um período de uso abrir janelas para ocorrer a circulação de ar e entrada de sol.

E aí, gostou das dicas? Conforme vimos, é muito importante priorizarmos nossa saúde em tempos onde a umidade está baixa, pois já sabemos os possíveis problemas que podem acontecer, caso não haja prevenção e o tratamento adequado.

Agora que você já conhece os principais cuidados com a garganta e nariz durante o inverno e estações secas, que tal conhecer nossa clínica?

Navegue pelo nosso site e entre em contato para agendar uma consulta. 

Agende no WhatsApp Agora!