(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

27/07/2020

Sinais de perda auditiva: Quando devo procurar um otorrino?

 

 

Apesar de ser mais comum em idosos, a perda auditiva pode acontecer com qualquer pessoa, não importando idade, gênero, profissão ou estilo de vida.

Por isso, é muito importante sempre estar atento à sua audição, para identificar o problema o mais cedo possível e iniciar o tratamento adequado, amenizando os impactos no seu bem-estar.

Pensando nisso, separamos alguns sinais comuns de perda auditiva, para te ajudar a verificar se está na hora de procurar um otorrinolaringologista.


1. DIFICULDADE PARA ENTENDER A FALA EM LUGARES BARULHENTOS

Um sintoma comum de perda auditiva é escutar os sons, mas não entender o que as pessoas estão falando. Há uma impressão de que os outros não estão se expressando claramente, gerando uma necessidade de se pedir frequentemente para que repitam o que já disseram. 

Esse sinal é ainda mais notado em ambientes ruidosos, como:

- Ruas movimentadas; 
- Restaurantes; 
- Shoppings; 
- Entre outros. 

Por isso, é importante ficar atento se você tem dificuldade para acompanhar as conversas nesses locais barulhentos.

Ainda é possível que você comece a se sentir muito cansado, depois desses momentos de reunião social, já que seu cérebro precisa fazer um esforço maior para entender o que os outros estão falando.


2. PROBLEMAS PARA COMPREENDER VOZES FEMININAS OU INFANTIS

Grande parte dos casos de perda auditiva se inicia com sons agudos. Dessa forma, é possível que os primeiros sintomas apresentados se relacionem com a dificuldade de entender vozes de mulheres ou de crianças, principalmente no telefone, que dificulta ainda mais a comunicação.

Outros sons agudos, como aqueles emitidos pelos pássaros, grilos e até por alguns equipamentos domésticos, como o microondas, também podem se tornar mais difíceis de ouvir.


3. ESFORÇO PARA FAZER LEITURA LABIAL

Você começou a ficar de frente para as pessoas que estão falando, tentando acompanhar suas expressões faciais e linguagem corporal? Esse também pode ser um sinal de perda auditiva.

A leitura labial e um recurso que o paciente utiliza muitas vezes inconscientemente para compreender melhor a fala de outra pessoa. 


4. ZUMBIDOS NO OUVIDO

Zumbido no ouvido sem qualquer estímulo sonoro real externo é outro sintoma bem comum na perda auditiva, embora também possa indicar outros tipos de problemas na saúde auditiva.

O zumbido pode ser caracterizado por cliques ou chiados, sejam contínuos ou intermitentes. Normalmente, esse sinal é o mais perceptível da perda auditiva, além de ser um dos mais incômodos.


5. ELETRÔNICOS NO VOLUME MÁXIMO

Pessoas com problemas auditivos, para ouvir bem o que está sendo dito, tendem a aumentar o volume dos dispositivos eletrônicos, como: 

- Celular; 
- Televisão; 
- Rádio. 

Isso acontece porque, normalmente, o áudio emitido nesses equipamentos apresenta falas, ruídos e efeitos sonoros ao mesmo tempo, dificultando a compreensão. Preste atenção se as pessoas que convivem com você têm reclamado do volume nos aparelhos.


IMPORTÂNCIA DO OTORRINO

Caso você tenha notado alguns desses sinais, é fundamental que procure a ajuda de um otorrino para fazer um diagnóstico e, se for o caso, iniciar o tratamento adequado. 

Ao contrário do que muitos pensam, hoje, já há soluções para quase todos os tipos de surdez, por meio de aparelhos auditivos, cirurgia para colocação de próteses, implantes. 

Por isso, não deixe que a perda auditiva prejudique sua qualidade de vida. 

Atente-se aos sinais e procure um médico! Nosso consultório está pronto para receber você. 

Agende no WhatsApp Agora!