(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

01/07/2020

Cuidados com a saúde da voz

 

 

Falar é a principal forma de expressão da maioria das pessoas. Soltamos a nossa voz com tanta frequência e naturalidade que talvez não paramos para pensar em como manter nosso aparelho fonador saudável.

Separamos aqui, algumas informações importantes sobre os cuidados com a saúde da voz.


MANTENHA O TOM

Nossa voz é um produto da vibração das pregas vocais, também conhecidas como cordas vocais.

Essa vibração é feita pelos músculos da laringe, ao expirarmos o ar que é exalado pelos pulmões. Esse ar, que se transforma em som, vai tomando novas formas ao passar pela boca e pelo nariz e se transforma em fala, ao articularmos as palavras.

Fazemos tudo isso com muita naturalidade, sem precisar pensar muito ou fazer grandes esforços. Mas para manter todo esse processo tranquilo pela vida toda, é importante investir nos cuidados.

Embora, seja característica de algumas pessoas manterem um volume de fala mais alto, e outras mais tímidas falarem de uma forma até difícil de escutar, é bom saber que uma das dicas para manter a saúde da voz é evitar gritos e sussurros.

A voz precisa de descanso. Para evitar a fadiga dos músculos, evite falar ou cantar muito alto por longos períodos, principalmente se você não faz o acompanhamento adequado com um fonoaudiólogo.

Sussurrar com frequência também exige muito. Por isso, mantenha um nível para não forçar muito as pregas vocais, assim eles ficarão mais saudáveis por mais tempo e os riscos de calos e lesões serão menores


EVITE ALGUNS COMPORTAMENTOS

Para manter os cuidados com a saúde da voz, é preciso se afastar de alguns comportamentos que podem prejudicar o aparelho fonador. 
• Evite consumir grandes quantidades de álcool, o que pode causar irritações e aumentar o desgaste das pregas vocais e causar danos;
• Não exagere no café, a cafeína e a temperatura do café colaboram para a desidratação das cordas vocais e provocam o aumento na acidez do estômago, o que pode causar refluxo ao falar;
• Calma com a pimenta, e outros condimentos que podem irritar as pregas vocais
• Fique longe do cigarro, que é o maior causador de danos a nossa laringe, causa laringite, e com o passar do tempo faz a voz perder a potência, além disso é um dos grandes causadores de câncer na laringe.


BONS HÁBITOS PARA A SAÚDE DA VOZ E DO CORPO

Alguns bons hábitos já conhecidos que impactam na sua saúde como um geral também são fundamentais para a saúde da voz.

• Mantenha-se sempre a hidratação, beba uma média de dois litros de água por dia e dê preferência para a temperatura ambiente;
• Coma maçã. Ela ajuda na limpeza da garganta por ter efeito adstringente;
• Boceje e se espreguice, assim, você alonga músculos do ombro e pescoço, que auxiliam no relaxamento e colaboram para a saúde dos músculos produtores da voz;
•Preste atenção na sua respiração, o ideal é sempre respirar pelo nariz, respirar pela boca faz com que a garanta fique mais seca e pode causar danos; 
•Faça aquecimentos, caso seja necessário usar por muito tempo sua voz.

Com estes cuidados básicos, sua voz e seu aparelho fonador serão mais saudáveis e você sofrerá menos com rouquidão, dores de garganta e outros incômodos que podem aparecer.

Um profissional fonoaudiólogo pode lhe ajudar a corrigir problema de fala e sobrecargas que possam estar sendo causadas. Ele sabe a melhor forma para te orientar sobre como usar a sua voz do jeito correto.

Nosso corpo clínico especializado pode te auxiliar ao menor sinal de incômodo. 

Estamos prontos para atendê-lo!

Agende no WhatsApp Agora!