(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

09/06/2020

Cuidados com o ouvido e porque não devemos usar cotonetes

 

 

A limpeza auditiva é muito importante para a saúde do organismo, evitando que sujeiras como poeira ou grãos de areia atinjam os ouvidos.

Mas é importante salientar que esta limpeza acontece de forma natural, quando o próprio corpo se encarrega de eliminar a sujeira.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ouvido é capaz de se “auto limpar”, já que qualquer tipo de sujeira que tente entrar nele fica presa na cera.

Neste sentido, a cera tem um papel estratégico na saúde auditiva por evitar que partículas exteriores acessem o canal auditivo.

Ao mesmo tempo, outros hábitos naturais do organismo como a fala e a mastigação, que movimentam a mandíbula, assim como o crescimento da pele dentro do canal ajudam a expulsar a cera antiga para fora da orelha.


O USO DE COTONETES

Já que o próprio corpo humano é responsável por eliminar naturalmente o excesso de cera encontrado nos ouvidos, a utilização de cotonetes não se faz necessária para a retirada de cera.

Pelo contrário, o seu uso é perigoso e pode acarretar danos à saúde auditiva! Não se recomenda a utilização de nenhum objeto ou artifício para remover sujeiras e cera do ouvido.

As hastes flexíveis com pontas de algodão encontradas nos cotonetes têm a tendência de empurrar a cera de ouvido na direção do tímpano. Com isso, o canal auditivo externo fica obstruído, podendo causar sérios danos à audição.

Além disso, movimentos bruscos e repentinos no momento em que as hastes são introduzidas no canal auditivo podem resultar em ferimentos na pele e sangramentos. Em casos mais extremos, o tímpano pode até ser perfurado.


COMO DEVE SER FEITA A LIMPEZA?

No caso em que haja cera em excesso, que não é eliminada naturalmente, recomenda-se a utilização de uma toalha. A limpeza pode ser feita logo após o banho.

O mais indicado é que a limpeza seja feita até onde o dedo consiga alcançar, para que a cera não seja empurrada na direção do tímpano.

Também pode ser utilizado um pano umidificado para massagear em círculos a orelha, sem que ele seja inserido no interior do canal auditivo.


PROCURANDO ESPECIALISTAS

Em casos específicos em que seja produzida uma quantidade de cera excessiva ou que infecções se manifestem, fazendo com que uma limpeza urgente seja realizada, é fundamental que a limpeza não seja feita por conta própria.

Nestes casos, um especialista deve ser procurado para que a limpeza manual seja efetuada com todas as ferramentas e substâncias específicas para a necessidade.

O recomendável é que uma consulta ao otorrinolaringologista seja feita entre uma a duas vezes por ano. A medida visa garantir um check-up e limpeza geral da área.


Gostou do texto? Navegue pelo nosso blog para ler mais e caso tenha alguma dúvida ou precise de atendimento, entre em contato conosco.

 

Agende no WhatsApp Agora!