(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

20/05/2020

Eu tenho Rinite Alérgica? Saiba o que é e quais são os sintomas!

 

 

Com a chegada do outono e do inverno, os casos de rinite alérgica aumentam consideravelmente.

Doença crônica do trato respiratório, é caracterizada pela reação exacerbada do organismo aos agentes externos que passam pelas vias aéreas. Rinite alérgica é hereditária e atinge grande parte da população. Mesmo que os pais não tenham a doença, os filhos podem vir a manifestá-la.

Além disso, os sintomas não são desenvolvidos apenas durante a infância. Isso quer dizer que algumas pessoas podem ter sua primeira crise de rinite alérgica com mais idade.

Um estudo realizado pela ISSAC (The International Study of Asthma and Allergies in Childhood) diz que, cerca de 30% dos adolescentes e 26% das crianças brasileiras apresentam sintomas da doença.

O estudo também coloca o Brasil como um dos países com os maiores índices de pessoas que sofrem de rinite e asma.


O QUE É A RINITE ALÉRGICA?

A rinite alérgica é um processo de reação do corpo humano a algum agente alérgeno. Quando respiramos, as partículas alérgenas que estão presentes no ar passam pelo nosso nariz.

O nariz funciona como um filtro de ar para o corpo, impedindo que essas partículas cheguem até os pulmões. A obstrução nasal, os espirros e a coriza são as ferramentas do organismo para manter substâncias tóxicas e/ou alérgenas longe do sistema respiratório.

A rinite alérgica ocorre quando esse processo de defesa natural do corpo acontece de forma exagerada. Dessa forma, o sistema imunológico produz uma quantidade grande de anticorpos para defender o organismo.

Sendo assim, essa doença pode ser caracterizada como a inflamação das mucosas nasais.

Os agentes alérgenos que causam o quadro de rinite alérgica mais comuns são: 

- Ácaros; 
- Pelos de animais; 
- Fungos;
- Pólen; 
- Perfume; 
- Bactérias; 
- Vírus; 
- Descamação da pele; 
- Mudança brusca de temperatura.


SINTOMAS

Os sintomas mais corriqueiros da rinite alérgica são:

- Obstrução Nasal;
- Espirros frequentes e em um curto espaço de tempo;
- Coceira no nariz, na garganta, nos olhos e no céu da boca;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Falta de ar.

É importante lembrar que, quanto maior o contato com os agentes alérgenos, maior será a intensidade dos sintomas.


TRATAMENTO

A rinite alérgica é uma doença crônica, por isso não tem cura. Atualmente, o tratamento dessa reação alérgica é uma combinação de hábitos de higiene e medicamentos.

Os ácaros são os principais causadores das alergias respiratórias. Eles se alimentam da descamação da pele, por isso são facilmente encontrados nas roupas de cama e travesseiros.

Pessoas que sofrem com rinite alérgica devem ter um cuidado especial com a limpeza do quarto. Além disso, ambientes ventilados e ensolarados evitam a proliferação dos ácaros. 

Além de que, aumentar os cuidados com a higiene nasal também ajuda. Lavar sempre o nariz com soro fisiológico auxilia na prevenção das crises. 

Já os medicamentos utilizados no tratamento, têm como objetivo aliviar os sintomas, com descongestionantes e anti-histamínicos, e prevenir a crise, com corticosteroides.

Atenção! O tratamento medicamentoso deve ser feito seguindo as orientações de um médico.

Mande uma mensagem agora para nosso WhatsApp (clicando aqui) para mais detalhes sobre o nosso atendimento! 

Agende no WhatsApp Agora!