(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

17/06/2020

O que é o teste da orelhinha, também chamado de otoemissões?

 

 

Obrigatório por lei, o teste da orelhinha, também chamado de otoemissões, nada mais é do que um teste realizado nos bebês, com o intuito de verificar a audição e, assim, conferir se não há nenhum grau de surdez no recém-nascido, por exemplo. 

Afinal de contas, qualquer criança está sujeita a possuir problemas auditivos ao nascer ou adquiri-los ao longo dos primeiros anos de vida. Sendo assim, o teste da orelhinha é obrigatório, exatamente para diagnóstico precoce da perda auditiva infantil. 

Quer saber mais informações a respeito desse teste tão importante? Então, não deixe de continuar lendo este artigo até o final. Boa leitura!


PARA QUE SERVE O TESTE DA ORELHINHA?

Como explicado antes, o teste da orelhinha ou otoemissões acústicas, serve para diagnosticar uma possível deficiência auditiva em um recém-nascido, e desta formar instituir um tratamento rápido e adequado, evitando assim que esta criança apresente dificuldades no desenvolvimento de suas habilidade de comunicação (fala / cognição).

Outra informação importantes é que o teste é realizado pelo SUS e tem cobertura pelos planos de saúde suplementar, é feito entre os três primeiros dias de vida da criança, durante o sono, e não machuca.


COMO O TESTE É REALIZADO?

Para realizar o teste da orelhinha, o médico coloca uma sonda delicada de silicone no interior do conduto (canal) auditivo externo do bebê.

O aparelho de otoemissões acoplado a sonda emite um estímulo sonoro, estimulando estruturas da orelha média e interna.

Posteriormente captamos o retorno deste sinal com um “eco” interpretado pelo aparelho como atividade da orelha interna.

Mesmo que pareça um pouco complexo, fique sabendo que é bastante simples e realmente não causa nenhuma dor ao bebê.

Ao todo, esse processo dura por volta de 5 a 10 minutos e, por meio dele, o médico já verifica se já alguma alteração que precisa ser analisada com mais detalhes e posteriormente tratada da forma correta.

Caso algum problema seja detectado durante o teste, o bebê deverá passar por um exame de audição mais completo, a fim de realmente confirmar se existem alterações e quais são elas.


QUANDO DEVE SER FEITO?

A triagem auditiva neonatal deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida na maternidade, e, no máximo, durante o primeiro mês de vida, a não ser em casos quando a saúde da criança não permita a realização dos exames. 

Por mais que o procedimento seja essencial para todas as crianças, em alguns casos acaba tendo um papel ainda maior, são eles:
- Nascimento prematuro
- Peso abaixo do esperado
- Surdez na família
- Uso de antibióticos logo após o nascimento;
- Infecção durante a gravidez; 
- Internação em UTI neonatal

Nas crianças que apresentaram falha em um primeiro teste ou que apresente fatores de risco para doença auditiva é indicado o reteste em 30 dias e se necessário prosseguimento da investigação com exames complementares (ex. PEATE ou BERA).


Conseguiu entender o quão importante é o teste da orelhinha para o recém-nascido?

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco o quanto antes e obtenha mais informações!

 

Agende no WhatsApp Agora!