(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

27/05/2020

Tenho alergia respiratória, quais os cuidados devo ter no período do inverno?

 

 

Com a chegada do frio no país, é comum que muitas regiões fiquem com o ar mais seco. Isso se torna uma combinação mais que perfeita para o aumento dos casos de doenças respiratórias, sangramento nasal, ressecamento de pele, problemas nos olhos, infecções, resfriados e gripes. 

Leia o artigo até o final e entenda mais sobre os cuidados que devem ser tomados nessa época para evitar alergia respiratória.


DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E O TEMPO SECO

As doenças respiratórias são as que mais preocupam no inverno. Por isso, quando a temperatura abaixa, os cuidados precisam ser redobrados. O ar seco é considerado o maior problema. Isso porque as pessoas respiram esse ar, que acaba irritando as vias aéreas. 

Quando ele chega aos pulmões, precisa estar úmido e aquecido para evitar que a doença respiratória se instale. O nariz é o responsável por deixar o ar mais apropriado, pois o filtra e o aquece. Mas quando está muito frio e seco, o nariz não consegue condicionar o ar direito. O mesmo se dá quando respiramos pela boca. 

Quando o ar entra frio e seco nas vias respiratórias, causa irritação nas mucosas, prejudicando todo o funcionamento do aparelho respiratório e deixando a pessoa mais propensa a infecções. 


O QUE UMA PESSOA ALÉRGICA PODE FAZER?

Quem tem doença respiratória como a alergia sente muito mais o impacto do ar frio e seco no período noturno. Isso porque a temperatura costuma baixar ainda mais à noite. 

Para reduzir os efeitos e aumentar a umidade no ar, o paciente deve utilizar umidificadores. Pode ser usado não só o aparelho em si, mas também pode-se fazer um caseiro, espalhando toalhas molhadas e esticadas pela casa, por exemplo. Em casos mais extremos, o paciente pode usar nebulizadores para ajudar a respirar.


PREVENÇÃO

A melhor maneira para evitar uma crise de alergia respiratória é a prevenção. Evitar o contato com tudo aquilo que causa o problema é fundamental. 

Caso a pessoa tenha alergia a ácaros, é preciso controlar o ambiente onde o alérgico vive de forma mais rigorosa. Colocar travesseiros, lençóis e fronhas ao sol pode ajudar nesse caso. Usar fronhas e forros de colchão antialérgicos também é uma dica. 

Outra medida muito simples é manter o ambiente sempre limpo. A poeira é um gatilho para um ataque de alergia, por isso deve-se limpar a casa, de preferência, todos os dias. 

Alimentar-se de forma saudável, beber sempre bastante água e não fumar são outras dicas para evitar que a doença respiratória apareça durante o inverno. 

Deixe sempre uma fresta da janela aberta, tanto em casa quanto no transporte. Isto faz com que o ar circule. Fugir de aglomerações é outra dica importante, pois evita que outras doenças de inverno se espalhem. 

Tomar sol é muito importante, pois a vitamina D é responsável pelo combate a uma série de doenças no aparelho imunológico. 

Você deve também evitar cheiros fortes e andar sempre agasalhado. E lave as roupas que estão guardadas a algum tempo antes de usar, pois acumulam muitas bactérias.

Gostou do artigo? Você encontra outros textos interessantes sobre o assunto em nosso blog, navegue e confira. Você pode também pode falar conosco por Telefone e WhatsApp.

Agende no WhatsApp Agora!