(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

12/05/2020

Vamos conversar um pouco sobre nariz entupido?

 

 

Uma situação desconfortável que pode acometer muitas pessoas no cotidiano é o NARIZ ENTUPIDO, também chamado de obstrução nasal.

Trata-se de uma dificuldade na respiração que pode estar associada a diversos fatores, tendo como um de seus principais sinais a respiração bucal.

Pode levar a sensação de boca seca, dificuldades no sono, roncos, apnéia, dificuldade na prática de atividades físicas diárias gerando cansaço fácil.


QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS?

Dentre as causas de obstrução podemos citar a ocorrência de processos infecciosos agudos (resfriados, gripes, sinusites) tendo uma resolução geralmente rápida (dias a semanas). A ocorrência de processos inflamatórios e/ou infecciosos crônicos podem perdurar por semanas a meses.

Entre os processos inflamatórios as RINITES se destacam, sendo a mais comum delas a ALÉRGICA com grande prevalência tanto na população adulta como na pediátrica.

Podemos destacar nas crianças a ocorrência de patologias comuns como a hipertrofia das adenoides, aumento dos cornetos nasais e alterações congênitas. 

Chamamos atenção de anormalidades da anatomia como acontece no DESVIO DO SEPTO NASAL bem frequente na população adulta. Alterações tumorais geralmente não são frequentes.


UM POUCO SOBRE O TRATAMENTO

Na maioria das vezes o tratamento é clínico, ou seja, através do uso de medicamentos tais como anti-histamínicos (anti-alérgicos) , corticoides tópicos para o tratamento das rinites / sinusites, uso de antibióticos para o tratamento de infecções bacterianas, hidratação com soro fisiológico em situações que necessitam melhorar a hidratação nasal.

Pacientes que não tem melhora com medicações, que possuem anormalidades anatômicas como o desvio do septo nasal, aumento do tamanho dos cornetos, alguns tipos de tumores, pólipos, aumento das adenóides a cirurgia para correção destes fatores é fundamental para o sucesso do tratamento.


SORO FISIOLÓGICO OU VASOCONSTRITOR (DESCONGESTIONANTE NASAL)? CUIDADO!

O mercado apresenta diversos produtos que podem aliviar o incômodo da obstrução nasal.

Alguns dos produtos são compostos por cloreto de sódio (soro fisiológico), um elemento que não apresenta contraindicações e é capaz de melhorar a congestão e umidificar a região nasal.

Considerado que a congestão nasal geralmente é um sintoma de outras doenças, alguns descongestionantes possuem substâncias chamadas de vasoconstritores (oximetazolina, nafozalina), além de conservantes como o cloreto de benzalcônio. 

O uso abusivo deste medicamento, por conta dos seus benefícios que aliviam de forma rápida a congestão nasal, pode se tornar perigoso. O uso prolongado leva a uma inflamação crônica da mucosa do nariz e dos cornetos nasais, essa inflamação também é chamada de rinite medicamentosa ou vasomotora.

É importante ressaltar, porém, que os congestionantes precisam ser utilizados com prudência, e sempre com um acompanhamento médico.

Em alguns casos estas medicações podem levar a problemas cardiológicos como arritmias, ocorrência de sangramentos, perfuração do septo nasal.
No caso das crianças, o uso excessivo é ainda mais perigoso, já que podem ser desencadeados problemas de depressão do sistema cardiorrespiratório e até óbitos.

Navegue pelo nosso site e blog para mais informações, ou entre em contato conosco pelos nossos meios de atendimento como telefone ou whatsapp.

Agende no WhatsApp Agora!