(16) 3620.0304 / (16) 3620.0982

Blog

» Mais Postagens

04/05/2020

Você sabia que a alteração súbita do olfato e paladar podem ser sugestiva de infecção pelo coronavírus?

 

Você sabia que a alteração súbita do olfato e paladar podem ser sugestiva de infecção pelo coronavírus?

 

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Mons, que fica na Bélgica, a perda súbita do olfato e/ou paladar pode ser considerada um sintoma indicativo do novo coronavírus e, portanto, merece muita atenção. 

Confira neste artigo, mais informações sobre a descoberta.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ESTUDO

O estudo, realizado por dois médicos otorrinolaringologistas, Jérôme Lechien e Sven Suassez, ouviu 417 pacientes infectados, categorizados como de maneira não grave, com o novo coronavírus. Desses pacientes, 263 eram mulheres e 154, homens.

Desse número total analisado, 88% dos entrevistados relatou algum distúrbio do paladar e 86% relatou diminuição ou perda total do olfato. 

De acordo com a pesquisa, geralmente os problemas com o olfato acontecem ao mesmo tempo que outros sintomas do novo coronavírus, como: 

- Tosse; 
- Febre; 
- Nariz entupido; 
- Ou algum outro.

Apesar disso, em alguns casos, a perda do paladar ou do olfato acontece antes, em 12% dos casos, ou depois, em 23% dos casos. Os dois especialistas consideram, como precaução, que pessoas que apresentem um dos sintomas devem ser isoladas por ao menos sete dias.


A RECUPERAÇÃO DO OLFATO E DO PALADAR

O estudo ainda analisou quanto tempo demorou para os pacientes analisados recuperarem o olfato e o paladar. No primeiro caso, 44% dos infectados pelo SARS-CoV-2 recuperaram o olfato em 15 dias.

De acordo com um comunicado à imprensa feito pela Universidade de Mons, os pacientes que ainda não recuperaram o olfato devem “manter a esperança dentro de 12 meses”, porque a recuperação nervosa pode acontecer lentamente.

Já a recuperação do paladar, se mostrou aleatória. Alguns pacientes que recuperaram o paladar fizeram isso junto com a recuperação do olfato, mas outros recuperaram antes ou depois de ter o sentido do olfato recuperado. Ou seja, não há nenhum padrão para os acontecimentos.

Outra pesquisa foi iniciada pelos dois médicos otorrinolaringologistas, com o objetivo de verificar se os pacientes isolados que sofreram com perda do olfato e do paladar também foram diagnosticados com a COVID-19 e para entender os mecanismos por trás da perda dessas funções.


RECOMENDAÇÃO VINDA DA FRANÇA

Se na Bélgica Jérôme Lechien e Sven Saussez recomendam, de acordo com os estudos, que os sintomas de perda de olfato e paladar devam ser considerados como sintomas do novo coronavírus em casos sem histórico otorrinolaringológico, a recomendação de um médico francês é parecida.

O Dr. Alain Corré, que é otorrinolaringologista no Hospital-Fundação Rothschild, também recomenda que pessoas com perda de olfato sejam consideradas como portadoras da doença.

A sua recomendação tem como base uma observação feita com um colega, onde percebeu que 90% dos casos com essa perda de olfato estava, também, infectada com o SARS-CoV-2.

No momento, as informações são essas. Resta que a população continue a se precaver e acompanhe as novas notícias sobre a pandemia global.

Nosso consultório é uma referência em otorrinolaringologia em Ribeirão Preto e conta com uma localização fácil e estacionamento para os clientes. 

No momento, não estamos realizando consultas, exames e cirurgias por conta da pandemia, mas, caso queira entrar em contato, ligue ou mande uma mensagem no WhatsApp para checar a possibilidade de teleconsulta ou teleatendimento.


FONTES:
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,perda-do-olfato-pode-ser-um-indicio-peculiar-de-infeccao-por-coronavirus,70003245405
https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/perda-do-olfato-paladar-pode-ser-forte-indicio-de-coronavirus-alertam-associacoes-24323062
https://exame.abril.com.br/ciencia/perda-de-olfato-e-paladar-sao-sintomas-comuns-da-covid-19-aponta-estudo

Agende no WhatsApp Agora!